Mostra reúne trabalhos de 107 artistas e está percorrendo os 11 estados da área de atuação do BNB. Abertura ocorrerá às 19h, desta quinta-feira (04), em Natal (RN), e será precedida do primeiro dia do seminário homônimo.
O Rio Grande do Norte recebe a exposição coletiva “Nordeste Expandido: estratégias de (re)existir”, composta por 216 obras de 107 artistas. A coleção foi adquirida pelo Banco do Nordeste do Brasil por ocasião das exposições comemorativas dos 70 anos da instituição, realizadas em todas as capitais nordestinas, e em Montes Claros (MG) e Vitória (ES). Organizada pelo BNB Cultural, com apoio do Governo do RN, por meio da Secretária Extraordinária de Cultura e da Fundação José Augusto (FJA), a abertura terá início às 19h, desta quinta-feira (04), na Pinacoteca do Estado, situada à praça Sete de Setembro, na Cidade Alta, centro histórico de Natal (RN).
A abertura da mostra será celebrada com a performance “Brinquedo: de onde surgem os sonhos?”, de Tieta Macau (MA), seguida da apresentação do DJ Urucum (RN), um projeto de discotecagem de música brasileira, idealizado pelo artista Cássio Augusto Ramos. Os autores das obras são oriundos dos 11 estados da área de atuação do Banco do Nordeste. O acervo ficará disponível à visitação até o dia 24 de agosto. Antes da solenidade de abertura, a partir das 17h, terá início o seminário homônimo, que será realizado até sábado (06), no mesmo espaço, envolvendo performances e rodas de conversa com artistas e pesquisadores (as).
Em sua passagem por Recife (PE), no mês de novembro de 2023, a exposição Nordeste Expandido foi considerada, pela Revista Celeste Select, referência nas artes visuais brasileiras, a terceira melhor coletiva do país. Em Fortaleza (CE), as obras permaneceram expostas na galeria do CCBNB até o dia 13 de maio de 2024. “Nessas novas aquisições buscamos a equidade de território, gênero, raça e etnia para a Coleção BNB, inclusive com uma curadoria indígena. É uma coleção de toda a área de atuação que abrange xilogravuras, a denominada arte popular e todas as técnicas das artes visuais, como vídeos, objetos, esculturas, pinturas, desenhos e instalações”, explicou Jacqueline Medeiros, curadora geral e coordenadora do projeto, à época da passagem da mostra pelo estado do Ceará.
Durante o seminário, pesquisadores e artistas participarão de debates e performances coletivas com o objetivo de articular o fazer artístico recente no Nordeste. As rodas de conversa trazem como tema principal a formação de artistas com a participação de artistas educadores de diversas instituições formais e de escolas livres do Nordeste. Outro tema que será debatido será a produção artística local e sua circulação. Do RN, estão previstos nomes conhecidos na cena potiguar, como Civone Medeiros, Fabíola Alves, Sânzia Pinheiro, Max Pereira, Paula Lima, dentre outros.
Artistas de todo o Nordeste participam da mostra e do seminário. A programação completa pode ser acompanhada no perfil @bancodonordestecultural.
🗓️ Abertura: 04 de julho de 2024 (quinta-feira). Visitação: até 24 de agosto (sábado).
🕒 17h: Seminário; 19h: Vernissage - Entrada livre!
Tags
CULTURA