NATAL AMPLIA VACINAÇÃO CONTRA HPV PARA PESSOAS EM USO DE PREP




A Prefeitura de Natal iniciou a vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV) para pessoas de 15 a 45 anos que utilizam a profilaxia pré-exposição ao HIV (PrEP). A ampliação segue a Nota Técnica nº 101/24-HPV, emitida pelo Ministério da Saúde na última quarta-feira (3). A vacina está disponível em todas as salas de vacinação das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.

O HPV é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) e uma das principais causas de cânceres como o de colo do útero, pênis, ânus e boca. A vacina quadrivalente protege contra os tipos virais 6, 11, 16 e 18, sendo que os dois últimos são responsáveis por cerca de 71% dos casos de câncer do colo do útero e por mais da metade dos outros cânceres relacionados ao HPV.

Pessoas em uso de PrEP que ainda não receberam nenhuma dose da vacina contra HPV devem tomar três doses: a segunda dose dois meses após a primeira e a terceira seis meses após a primeira. Aqueles com esquema vacinal incompleto devem completar as três doses. Quem já completou o esquema vacinal conforme as recomendações para determinadas faixas etárias ou situações especiais não precisa ser vacinado novamente. A vacina não é indicada para gestantes e para pessoas com alergia a componentes do imunobiológico.

Veruska Ramos, chefe do Núcleo de Agravos Imunopreveníveis (NAI), destacou a importância dessa medida: “Esse público já é acompanhado pelas unidades de saúde para exames preventivos de HIV e agora têm direito à vacina contra o HPV, já que os usuários da PrEP apresentam risco aumentado de infecção pelo HPV”.

Para se vacinar, é necessário apresentar um documento que comprove o uso de PrEP, como prescrição médica, cartão de seguimento ou outros comprovantes, em uma das salas de vacinação das UBS, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 15h. Tayane Oliveira, responsável técnica do Núcleo Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal, reforçou a exclusividade da ampliação para pessoas que utilizam o medicamento.

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade

نموذج الاتصال