Na quarta-feira (17) um estagiário do INSS foi preso em flagrante por envolvimento em um esquema de fraude envolvendo empréstimos consignados em Salvador, na Bahia. Durante a operação policial, dois adolescentes estagiários também foram apreendidos por sua participação no esquema criminoso. As prisões ocorriam em uma agência do INSS, onde os estagiários trabalhavam.
De acordo com as investigações, os estagiários utilizaram seus acessos aos sistemas do INSS para desbloquear benefícios de forma irregular. Esses desbloqueios foram feitos sem a presença ou autorização dos beneficiários legítimos, por meio da inserção de documentos falsificados no sistema.
O estagiário preso foi levado para a Superintendência Regional da Polícia Federal da Bahia, onde responderá por crimes relacionados à inserção de dados falsos em sistemas de informação.
A pena máxima para essas acusações pode chegar a 12 anos de reclusão. As adolescentes apreendidas foram encaminhadas para a Delegacia do Adolescente Infrator (DAI) da Polícia Civil, para a formalização dos procedimentos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente.
Tags
BRASIL