Brasileiros preparem os bolsos que a partir de 1º de julho, conta de luz ficará mais cara. A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou a troca da bandeira tarifária verde pela amarela, um ajuste que reflete condições desfavoráveis na geração de energia no país.
A bandeira tarifária é um sistema regulatório que sinaliza aos consumidores as condições de produção de energia elétrica. Com a bandeira verde, que vigorou nos últimos 26 meses, não havia custo adicional na conta de luz, refletindo condições favoráveis de geração. No entanto, com a mudança para a bandeira amarela, os brasileiros enfrentarão um acréscimo na tarifa.
A decisão da ANEEL se baseia em projeções meteorológicas que indicam chuvas abaixo da média e um aumento previsto no consumo de energia devido às condições climáticas, como temperaturas mais elevadas durante o inverno. Esse cenário resultará no acionamento de termelétricas, que geram energia a um custo mais alto do que as hidrelétricas, principal fonte de energia do Brasil.
Segundo a ANEEL, o adicional na conta de luz será de aproximadamente R$ 1,885 para cada 100 kWh consumidos. Esse valor é calculado com base no aumento do Preço de Liquidação de Diferenças (PLD) e no risco hidrológico (GSF), indicadores que influenciam diretamente os custos de produção de energia.