Prepare-se para tirar os casacos do armário! O inverno finalmente chegou ao Hemisfério Sul, começando oficialmente nesta quinta-feira (20), às 17h51 no horário de Brasília. E para marcar a chegada da estação mais fria do ano, teremos a noite mais longa de 2024.
O solstício de inverno, que ocorre no mesmo dia, é o responsável por esse fenômeno. Ele acontece porque a Terra atinge o ponto mais distante do Sol em sua órbita, fazendo com que o Hemisfério Sul receba menos luz solar. Resultado? O sol nasce às 7h04 e se põe às 17h28, deixando o dia bem curtinho e a noite super prolongada.
Mas, calma, não precisa se desesperar. Enquanto nós curtimos uma noite longa e aconchegante, o pessoal do Hemisfério Norte está aproveitando o dia mais longo do ano, com o sol brilhando no alto do céu.
Segundo o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a partir de sexta-feira (21), os dias começam a ficar um pouquinho mais longos a cada dia. Esse processo continua até o equinócio da primavera, em 22 de setembro, quando o dia e a noite terão a mesma duração. E aí, caminhamos em direção ao solstício de verão, em 21 de dezembro, quando o Hemisfério Sul vai desfrutar do dia mais longo do ano.
Então, aproveite essa noite extra longa para descansar, assistir a um bom filme ou apenas curtir o clima de inverno. E lembre-se, a partir de amanhã, os dias vão começar a ficar um pouquinho mais longos.
Tags
TEMPO