PRÉDIO ANTIGO DA RIBEIRA SERÁ O MAIS NOVO CENTRO CULTURAL DE AFAZERES

Foto: Funcarte
Em uma iniciativa conjunta da Prefeitura de Natal, através da Secretaria de Cultura (Secult/Funcarte), e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o bairro da Ribeira se prepara para receber um novo marco cultural: o Centro Cultural de Fazeres. O projeto, selecionado no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Seleções, promete unir a preservação do patrimônio histórico com o estímulo à economia criativa e ao turismo cultural na região.

O edifício escolhido para abrigar o Centro Cultural de Fazeres é o emblemático "Paris em Natal", situado na Praça Augusto Severo N° 250, conhecido por ser um dos endereços mais nobres da capital potiguar durante os anos de 1920. Inicialmente lar da elegante loja Paris em Natal, fornecedora das mais recentes tendências da moda europeia, o edifício testemunhou também importantes eventos históricos, como sendo a sede do Observador Naval da US Navy durante a Segunda Guerra Mundial.

Dácio Galvão, Secretário de Cultura de Natal, enfatizou a importância do projeto para a preservação da identidade cultural da cidade. "O Centro de Fazeres integrará o patrimônio material e imaterial, evidenciando ofícios tradicionais muitas vezes esquecidos ao longo dos anos, como ourivesaria, sapataria, marcenaria, entre outros", destacou o secretário.

A proposta, que concorreu com mais de 3 mil inscritas, receberá um investimento de R$ 400 mil para a contratação dos projetos legais e executivos necessários para a sua implementação. A Funcarte, por meio do Departamento de Patrimônio Cultural, liderou o desenvolvimento da proposta e está atualmente em fase de negociação com o proprietário do imóvel para a elaboração do plano de gestão compartilhada.

Além de promover a preservação do patrimônio histórico, o Centro Cultural de Fazeres também pretende impulsionar a economia local, oferecendo suporte aos empreendedores da economia criativa e estimulando o turismo cultural na região da Ribeira.

A formalização do Termo de Compromisso com o Iphan e o início do processo licitatório para a contratação dos projetos técnicos de requalificação da edificação histórica são os próximos passos para a concretização deste importante projeto cultural em Natal.

Ao revitalizar o edifício "Paris em Natal" e transformá-lo em um espaço multifuncional que celebra a cultura local e os ofícios tradicionais, o Centro Cultural de Fazeres promete se tornar um ponto de referência não apenas para os moradores da Ribeira, mas também para visitantes e turistas interessados na rica história e identidade cultural da cidade.

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade

نموذج الاتصال