Nesta segunda (20), a Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada em Falsificações e Defraudações de Natal/RN (DEFD/Natal), realizou a operação "Black Market", resultando na prisão de dois membros de uma quadrilha especializada em fraudes eletrônicas. O grupo atuava na capital potiguar, utilizando perfis falsos em plataformas de comércio eletrônico, como OLX e Facebook Marketplace, para lesar vendedores de boa-fé.
Os golpistas, com base no bairro Felipe Camarão, Zona Oeste de Natal, enganavam vendedores ao negociar produtos de valor, tais como motocicletas e caixas de som. Após estabelecer a transação, os criminosos forjavam comprovantes de transferência bancária, obtendo os produtos sem efetuar qualquer pagamento.
A investigação revelou que o líder do grupo, com antecedentes criminais e sob monitoramento eletrônico, coordenava as atividades, enviando comparsas para recolher os itens e evitar sua própria identificação. Onze casos de estelionato estão sob investigação, ocorridos entre 2023 e o presente ano.
Além das prisões realizadas, as autoridades determinaram o bloqueio das contas bancárias dos envolvidos, com o objetivo de ressarcir as vítimas dos golpes. Dois outros suspeitos tiveram suas prisões preventivas decretadas, porém encontram-se foragidos até o momento.
Foragida: ISLANNI BEATRIZ DUARTE DA SILVA;
Prisão: Preventiva
Imputação: Art. 288, 171 §2-A e 158 do Código Penal.
Foragido: ITALO LIRA DE SOUZA
Prisão: Preventiva Imputação: Art. 288, 171 §2-A e 158 do Código Penal