Durante a coletiva, o Secretário admitiu a ocorrência de negligência, já que os detentos estavam andando livremente e sem acompanhamento dentro da unidade prisional. Xavier explicou que os dois presos trabalhavam em uma oficina de manutenção e conseguiram sair caminhando pela prisão sem nenhum problema. Ele ainda afirmou que, no momento da fuga, acredita-se que não havia ninguém monitorando as imagens das câmeras de segurança. A fuga dos detentos ocorreu na última terça-feira (30), e as câmeras capturaram os dois fugitivos em uma bicicleta por volta das 12h20, próximo ao presídio.
Após o incidente, a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap) iniciou uma sindicância e um processo administrativo disciplinar para investigar possíveis falhas dos oficiais penitenciários envolvidos na fuga. A suspeita de negligência por parte desses profissionais resultou na suspensão temporária de quatro oficiais enquanto as investigações estão em andamento.
Em relação à presença de aparelhos celulares nas celas, o Secretário confirmou que foram encontrados três aparelhos no intervalo de um mês e que as circunstâncias estão sendo apuradas.
Os fugitivos foram vistos em uma casa de praia em Cotovelo, Parnamirim, região metropolitana de Natal, no dia seguinte ao incidente.
A Seap comunica que as denúncias podem ser feitas pelo telefone 190 da Polícia Militar, 181 da Polícia Civil ou pelo telefone (84) 3204-6811, o sigilo do informante será assegurado.