O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) adiou pela terceira vez a entrega da obra do desvio na BR-304, localizado em Lajes, Rio Grande do Norte. O prazo estipulado para a liberação do desvio, nesta quarta-feira (15), não foi cumprido devido às condições climáticas desfavoráveis. O órgão não definiu uma nova data para conclusão da obra.
O trecho da BR-304 está interditado desde o final de março, quando a estrutura colapsou em decorrência das fortes chuvas que atingiram a região. Desde então, os motoristas têm enfrentado dificuldades para trafegar pela região, buscando rotas alternativas.
Segundo o DNIT, quando finalizado, o desvio terá 500 metros de extensão, 10,5 metros de largura (incluindo dois acostamentos de 1,5 metro cada) em pavimento de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ). A camada de CBUQ terá sete centímetros de espessura, garantindo aos usuários mais segurança ao trafegar e, possibilitando, inclusive, a passagem de veículos pesados. O desvio em construção seria uma solução temporária até a construção de uma nova ponte no local, mas os prazos para essa obra também não foram definidos.
Enquanto aguardam a conclusão do desvio, os motoristas têm utilizado um desvio improvisado dentro de fazendas de Lajes, que funciona no sistema pare e siga. Esse desvio alternativo possui 2,7 km de extensão e exige o pagamento de taxas, sendo R$ 20 para carros de passeio e R$ 30 para caminhonetes. Carretas não podem utilizar esse trecho temporário.
Tags
RN