RIO GRANDE DO NORTE ALCANÇA RECORDE DE RESERVATÓRIOS CHEIOS





Foto: Paulo Cezar Filho/Igarn


O Rio Grande do Norte comemora um marco histórico em sua gestão hídrica, com a média acumulada de 70% nos principais reservatórios do estado, totalizando aproximadamente 3,9 milhões de metros cúbicos de água.

De acordo com Paulo Sidney, diretor-presidente do Instituto de Gestão de Águas do Rio Grande do Norte (Igarn), mesmo estando apenas na metade da quadra chuvosa, há grandes chances de que este seja um dos melhores anos em termos de recarga hídrica dos últimos 12 a 13 anos para o estado.

Esse cenário positivo representa uma reviravolta, especialmente na região do Seridó, que enfrentava preocupações com sua segurança hídrica no início de 2024, mas viu essa situação ser revertida graças às chuvas intensas que abrangeram todo o território potiguar.

Além disso, a expectativa é que a Barragem de Oiticica entre em operação já no segundo semestre deste ano, após uma nova liberação de R$46,4 milhões pelo Governo Federal. Com capacidade para armazenar 598 milhões de metros cúbicos de água, a barragem representa um avanço significativo para o estado na gestão dos recursos hídricos.

Paulo Sidney também detalhou o projeto da Adutora Seridó, uma iniciativa em colaboração com o Governo Federal, que visa resolver o problema de abastecimento de água em grande parte da região através da captação de água abaixo da Barragem de Oiticica e antes da Barragem Armando Ribeiro.

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade

نموذج الاتصال