Saiba locais de atendimento em caso de acidentes com animais peçonhentos em Natal

Redação,Via Certa 

GRUPO NO WHATSAPP - CLIQUE AQUI


A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal, por meio do Núcleo de Vigilância de Animais Peçonhentos, pertencente à Unidade de Vigilância de Zoonoses, informa os cuidados e locais de atendimento em caso de acidentes por animais peçonhentos (escorpiões, serpentes, lagartas, abelhas e aranhas).

Dados da SMS Natal registraram de janeiro a abril de 2023, cerca de 635 casos de acidentes por animais peçonhentos, sendo que desse total, 539 (85%) são registros de acidentes causados apenas por escorpiões. Os bairros com maiores registros de pessoas acidentadas foram Lagoa Azul (61), Felipe Camarão (60), Pajuçara (59) e Nossa Senhora da Apresentação (58).

Os escorpiões responsáveis por esses acidentes são da espécie Tityus stigmurus (Escorpião Amarelo do Nordeste). Essa espécie já está bem adaptada ao meio urbano e presente em toda a região metropolitana de Natal. O Escorpião Amarelo do Nordeste possui uma forte toxina que pode ser letal para crianças com idade inferior a 8 anos e idosos com mais de 80 anos ou que possuam alguma comorbidade. A dor intensa e persistente no local da picada é o principal e característico sintoma. Deve-se ficar atento para os sintomas de alarme como febre, dor abdominal aguda, náuseas, vômitos e agitação.

A SMS Natal orienta a população a procurar as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do município que são: UPA Potengi, UPA Pajuçara, UPA Sul (Cidade Satélite) e UPA Esperança.

Ponta Negra News

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade

نموذج الاتصال