Redação,Via Certa
GRUPO NO WHATSAPP - CLIQUE AQUI
O mês de dezembro e os meses de janeiro e fevereiro de 2023 serão com volumes de chuva de normal a acima do normal no Rio Grande do Norte. A previsão para o novo trimestre foi feita pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn) e divulgada nesta quinta-feira (1º).
Segundo o órgão, dados do sistema de monitoramento hidrometereológico tem registrado a tendência do fenômeno La Niña.
Isso significa que ocorrerá o esfriamento das águas do Oceano Pacífico, na faixa equatorial, e o aquecimento do Oceano Atlântico associado a atuação de sistemas metereológicos. Essas condições são determinantes para a formação e ocorrência de chuvas.
“Diante desse cenário apresentado pela tendência dos oceanos Pacífico e Atlântico, os próximos meses, dezembro de 2022, janeiro e fevereiro de 2023, é de que as chuvas ocorram dentro da condição de normal a acima do normal, com grande variabilidade nas distribuições temporal espacial pois os sistemas meteorológicos que atuam nesse período são transientes e de baixa previsibilidade tanto no local e tempo de atuação”, comentou o chefe da unidade instrumental de Metereologia da Emparn, Gilmar Bristot.