A Ford suspendeu as negociações envolvendo a fábrica onde produzia o jipe Troller em Horizonte (CE). De acordo com Maia Júnior, secretário de desenvolvimento econômico e trabalho do Estado do Ceará, a matriz da montadora, sediada em Dearborn, nos Estados Unidos, decidiu contratar uma empresa de fusões e aquisições para seguir com a busca por um comprador da unidade.
A empresa afirmou, ainda de acordo com o secretário, que tem a intenção de vender apenas a fábrica e não a Troller no que diz respeito à marca e à propriedade sobre os produtos. A empresa encerrará a produção do jipe Troller T4 até o final de setembro, como informou a montadora aos funcionários na segunda-feira, 9.
A notícia da suspensão das negociações pegou de surpresa o Governo do Ceará, que vinha exercendo papel de mediador da venda da fábrica e da possível continuidade de suas atividades. Segundo Maia Júnior, três empresas estavam interessadas no ativo da Ford e as tratativas já tinham seguido para a esfera jurídica no sentido de se firmarem as bases legais para o eventual processo de aquisição.
"O estado monitorou as tratativas, sem interferência, e se manteve entusiasmado com a finalização comercial até julho, quando o processo se afunilou com três possíveis compradores e a Ford disse estar sendo atendida, do ponto de vista dos acertos comerciais", informou a secretaria de desenvolvimento à Automotive Business na terça-feira, 10.
“Continuaremos firmes na busca de entendimentos para que a Ford reflita que esta posição tomada pela matriz é indesejada por nós. A marca Troller não é mundial, foi criada por cearenses. Esperamos que a Ford americana e a do Brasil não prejudiquem o desenvolvimento do Ceará e os trabalhadores cearenses”, disse Maia Júnior.
Única marca nacional de carros ainda em atividade, a Troller produz no Ceará desde 1995 e foi comprada pela Ford em 2006. Sua fábrica emprega 477 trabalhadores diretos, cuja demissão ainda não foi negociada.
A empresa afirmou, ainda de acordo com o secretário, que tem a intenção de vender apenas a fábrica e não a Troller no que diz respeito à marca e à propriedade sobre os produtos. A empresa encerrará a produção do jipe Troller T4 até o final de setembro, como informou a montadora aos funcionários na segunda-feira, 9.
A notícia da suspensão das negociações pegou de surpresa o Governo do Ceará, que vinha exercendo papel de mediador da venda da fábrica e da possível continuidade de suas atividades. Segundo Maia Júnior, três empresas estavam interessadas no ativo da Ford e as tratativas já tinham seguido para a esfera jurídica no sentido de se firmarem as bases legais para o eventual processo de aquisição.
"O estado monitorou as tratativas, sem interferência, e se manteve entusiasmado com a finalização comercial até julho, quando o processo se afunilou com três possíveis compradores e a Ford disse estar sendo atendida, do ponto de vista dos acertos comerciais", informou a secretaria de desenvolvimento à Automotive Business na terça-feira, 10.
“Continuaremos firmes na busca de entendimentos para que a Ford reflita que esta posição tomada pela matriz é indesejada por nós. A marca Troller não é mundial, foi criada por cearenses. Esperamos que a Ford americana e a do Brasil não prejudiquem o desenvolvimento do Ceará e os trabalhadores cearenses”, disse Maia Júnior.
Única marca nacional de carros ainda em atividade, a Troller produz no Ceará desde 1995 e foi comprada pela Ford em 2006. Sua fábrica emprega 477 trabalhadores diretos, cuja demissão ainda não foi negociada.