Imagine carros como Volkswagen Gol, Chevrolet Onix ou Hyundai HB20 com versão 100% elétrica, ou Fiat Toro, Jeep Renegade e Honda Civic com opção híbrida. Parece um sonho distante, mas graças ao motor universal da Swindon é possível transformar qualquer carro em híbrido ou elétrico já em 2021.
O HPD Powertrain é um sistema de propulsão elétrica portátil de alta densidade. O pequeno motor tem 80 kW de potência, o equivalente a cerca de 110 cv, sendo 13,8 kgfm de torque.
Pesa menos de 50 kg, tem 441 mm de largura e 384 mm de comprimento. O desempenho pode não parecer tão animador, mas está na média dos hatches populares à venda no Brasil.
Mas há quem queira desempenho e economia de combustível. Nesses casos, em vez de transformar o carro em elétrico, a transição pode ser para um modelo híbrido. Uma Fiat Toro 1.3 turbo um pouco mais potente e com um consumo significativamente melhor soa agradável aos ouvidos (e nem estou falando do ronco do motor).
Quanto custa e como funciona o motor elétrico universal
O objetivo da empresa britânica Swindon quando criou o sistema era oferecer um motor elétrico com um custo mais democrático do que os que já estão à venda. Para o Reino Unido, o valor de £ 7.680 pode parecer mais acessível.
No Brasil ainda se trata de um valor relativamente alto. Em uma conversão direta, estamos falando de custosos R$ 53.471, ou seja, o valor de um carro popular como um Renault Kwid Intense (R$ 54.890).
O valor diz respeito ao motor, sistema de transmissão, sistema de refrigeração e cabeamento de um metro. Parece tão simples e completo que dá a sensação que é só tirar o kit da caixa e montar. Claro que, na prática, é necessário recorrer a uma empresa especializada para fazer o serviço.