Ônibus e metrô são os meios de transporte onde há maior risco de assédio contra mulheres

Redação, Via Certa
Por Pauliene Machado


Um levantamento realizado pela 99 – empresa de transporte por aplicativo- revelou que 64% das mulheres afirmaram já ter sofrido assédio no dia a dia. Ao longo da vida, a média é de três vezes. Os lugares que os eventos ocorrem com mais frequência são locais públicos (47%) e nos transportes (40%). O ônibus e metrô lideram as ocorrências nestes espaços, com 76% e 25% respectivamente.

A pesquisa, realizada entre os dias 19 e 22 de fevereiro, com 1056 usuários de aplicativo em todo o país, incluindo usuários da 99 e de outras plataformas, revelou que neste contexto, as situações que mais geram receio de assédio são: locomoção à noite (75%), passar por regiões violentas (66%), ambientes lotados (61%), locais desconhecidos (60%) e esperar ônibus no ponto (51%).

Já os táxis e os carros por aplicativo foram considerados mais seguros, com 6% e 16% dos registros. Neste último meio de transporte, a pesquisa ressaltou os comportamentos que mais importunam mulheres. São eles: olhares insistentes (39%), perguntas sobre vida pessoal (34%) e relacionamentos (26%), assobios (15%), além de comentários sobre a aparência delas (14%). Das mulheres que foram alvo de assédio em corridas, 82% relataram a situação à empresa responsável pelo estudo, mas somente 17% procuraram a polícia. E, ainda, 5,9% não tiveram coragem de denunciar.

“A pesquisa foi feita para a 99 entender receios e problemas femininos e, com isso, aprimorar tecnologias de segurança e campanhas de conscientização como a do Guia da Comunidade”, enfatiza Pâmela Vaiano, Diretora de Comunicação da 99.

Com informações do Portal do Trânsito 


Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade

نموذج الاتصال