Redação,Via Certa
.
MUDAMOS DE INSTAGRAM! SIGA @VIACERTANATALRN
Whats do trânsito: (84) 9.9978-2593
.
MUDAMOS DE INSTAGRAM! SIGA @VIACERTANATALRN
O furto de cabos e equipamentos de iluminação pública tem provocado, nos últimos anos, um custo muito alto para a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), da Prefeitura do Natal. Este ano, criminosos conseguiram furtar, em apenas duas alamedas de importantes avenidas de Natal, 16.132 metros de cabos, o correspondente a 16 quilômetros, praticamente a distância entre o centro de Natal e Parnamirim. Além do prejuízo financeiro, a ação dos ladrões prejudica o usuário com a falta de iluminação, causa insegurança no comércio e áreas residenciais e sobrecarrega as empresas operadoras do serviço.
Os trechos mais visados pelos criminosos são as alamedas de grandes avenidas - devido ao cabeamento ser subterrâneo - como as das avenidas Afonso Pena e Campos Sales nos bairros de Petrópolis e Tirol, na zona Leste e, ainda, as alamedas das avenidas Maranguape, Guadalupe e Marinho Chagas, nos conjuntos Panatis e Parque dos Coqueiros (zona Norte). Na Alameda da Avenida Afonso Pena, foram registradas três ocorrências este ano, somando 9.272 metros de cabos furtados. Já na Alameda da Avenida Maranguape, o furto foi de 6.860 metros, em três ocorrências também.
O material e equipamentos mais procurados pelos criminosos são os cabos de cobre e alumínio, luminárias e refletores. Uma das preocupações da Semsur é com relação às novas luminárias que a Prefeitura está substituindo por LED, pois tem mais valor de mercado do que as comuns. O mercado negro é considerado o grande comprador dos equipamentos roubados, tanto luminárias como o fio de cobre, que é reciclado e reutilizado em diferentes setores.
Adoção de medidas e denúncias
De acordo com a chefe de Operações de Iluminação da Semsur, Andrea Paula, a Secretaria vem adotando medidas preventivas que visam coibir a ação dos bandidos e dificultar o furto desses equipamentos e de consequentes danos causados à rede de iluminação pública. “Uma das providências foi a mudança de toda a rede de fiação, substituindo os fios de cobre por alumínio que não têm valor de mercado. Outra providência foi a concretagem da tubulação subterrânea. A Semsur também colabora com os órgãos de segurança pública, fornecendo informações que possam auxiliar às investigações e registrando os casos em delegacias locais”.
A chefe de Operações também chama a atenção da sociedade para colaborar com a solução deste problema. “É necessário uma postura de vigilância. Quando se deparar com uma ação suspeita, é preciso denunciar à Guarda Municipal ou à Polícia Militar. A denúncia será anônima e todos precisam impedir a ação dos criminosos que têm custo imenso para as elétricas, para a Prefeitura e para toda a sociedade".
A Semsur também disponibiliza o Disque Iluminação para que a população possa comunicar situações de apagões relacionadas ao roubo de cabeamento, além de outros problemas relacionados à iluminação pública. O número do serviço é o 0800 281 8980 e o atendimento ocorre sempre de segunda a sexta-feira, entre 8h e 18h.
--