Redação,Via Certa
--
Whats do trânsito: (84) 9.9978-2593
Por Mariana Czerwonka
--
MUDAMOS DE INSTAGRAM! SIGA @VIACERTANATALRN
Muitas pessoas têm dúvidas na hora de baixar o CRLV Digital e uma delas é em relação ao código de segurança exigido. Veja como encontrar.
A versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) já está disponível em todo o país. Para ter acesso ao documento digital, que tem a mesma validade do físico, é preciso abrir o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT). Nesse aplicativo, também é possível o acesso à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) digital.
Muitas pessoas, porém, tem dúvidas na hora de baixar o CRLV Digital e uma delas é em relação ao código de segurança exigido.
Existem duas formas de baixar o documento, uma para pessoa física e outra para jurídica. O código de segurança do CRV é exigido em caso de veículos registrados em nome de pessoa física.
Para baixar o CRLV Digital de pessoa jurídica, clique aqui.
Passo a passo CRLV Digital – Pessoa Física
Para ter acesso ao CRLV Digital, registrado em nome de pessoa física, é necessário entrar diretamente no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito e possuir o código de segurança do CRV e o número do Renavam.
– Baixe o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT), disponível gratuitamente na Apple Store e no Google Play;
– Clique em entrar com gov.br e efetue o cadastro;
– Na tela inicial do aplicativo, clique em veículos;
– Em seguida, clique em ‘toque aqui’ para adicionar um CRLV;
– Digite o número do Renavam e logo depois o código de segurança do CRV.
Código de segurança CRV
Para saber onde encontrar o código de segurança é necessário primeiro distinguir CRV (Certificado de Registro de Veículo) do CRLV, que é o documento de licenciamento renovado anualmente.
O CRV é o documento de propriedade do veículo, antigamente chamado de DUT (Documento Único de Transferência). Esse documento não é de porte obrigatório ao dirigir e deve ser guardado em local seguro para ser usado em eventual venda do veículo.
De acordo com o Ministério da Infraestrutura, o número possui 11 (onze) caracteres e fica na parte superior direita, logo abaixo do número do CRV (veja imagem ao lado). “Eles são atribuídos pelo sistema Renavam, sem a possibilidade de ser alterado pelo Detran”, explica o órgão.
Esse código é necessário para gerar o documento de licenciamento do veículo (CRLV), seja na versão digital (no aplicativo Carteira Digital de Trânsito), seja para imprimir o documento.
Como é uma informação de segurança, um dado sensível, requerido justamente como checagem de que o cidadão está em posse do CRV, os canais de atendimento dos órgãos estaduais de trânsito não têm acesso ao código de segurança.