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Por Mário Curcio
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A Hyundai Motor enviou dez unidades do caminhão Xcient Fuell Cell para a Suíça. Trata-se do primeiro pesado produzido em série no mundo a usar essa tecnologia, com células que produzem eletricidade a partir de hidrogênio e que liberam apenas vapor d’água no ambiente, em vez de gases poluentes. Produzidos na unidade de Jeonju, Coreia do Sul, os veículos são os primeiros de um lote de 50 que a fabricante vai exportar para a Suíça ainda neste ano. Até 2025 a Hyundai planeja ter 1,6 mil desses modelos rodando em vários países.
O conjunto motriz do Xcient Fuel Cell é capaz de gerar 190 quilowatts – o equivalente a cerca de 258 cavalos – e tem autonomia de aproximadamente 400 quilômetros, de acordo com a montadora. O caminhão conta com duas células que entregam 95 kW cada, além de sete grandes tanques, com capacidade combinada para armazenar 32,1 quilos de hidrogênio. Baixo nível de ruído e de vibrações, além da condução suave, são outras vantagens do caminhão, que pode chegar a 85 km/h de velocidade máxima. A fabricante, porém, não revelou mais informações sobre o veículo.
A Hyundai, assim, sai na frente da concorrência, uma vez que diversas fabricantes estão desenvolvendo modelos similares. A Daimler e a Volvo, por exemplo, trabalham em parceria, assim como Toyota e Hino, além da Tesla, que prepara um caminhão 100% elétrico com o dobro da autonomia do modelo sul-coreano. O tempo da recarga elétrica, contudo, deve ser bem maior que o necessário para reabastecer os tanques pressurizados do Xcient Fuel Cell.
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