Redação,Via Certa
A Toyota e sua divisão de caminhões Hino Motors fecharam acordo para o desenvolvimento de caminhões elétricos a célula de combustível. O modelo utilizado neste projeto conjunto é baseado no Hino Profia. Tem 25 toneladas de Peso Bruto Total (PBT).
O trem de força utiliza um motor elétrico e duas células de combustível da Toyota, desenvolvidas recentemente para a nova geração do automóvel Mirai.
O caminhão recebe também uma bateria de íons de lítio e tecnologias para veículos híbridos pesados criadas pela Hino. Um novo tanque de hidrogênio de alta pressão está em desenvolvimento. A autonomia aproximada é de 600 quilômetros.
O chassi foi projetado para acomodar as células de combustível e recebeu modificações para redução de peso. Além da boa autonomia e capacidade de carga, Toyota e Hino buscam um caminhão que possa ser reabastecido rapidamente, uma característica importante para veículos comerciais.
A decisão da Toyota e da Hino em desenvolver o caminhão vem da necessidade de reduzir as emissões de gás carbônico. Veículos pesados representam 60% do CO2 lançado na atmosfera pela frota japonesa.