Redação,Via Certa
A Prefeitura de Parnamirim, através da Secretaria Municipal de Saúde (Sesad), realizou nesta quinta-feira (2), pela segunda vez a vacinação contra a gripe em forma de 'drive thru'. A ação aconteceu no Caminhódromo da Cohabinal. Esta primeira etapa da campanha nacional tem como público-alvo idosos com mais de 60 anos e profissionais da área da saúde.
De acordo com Thulianne Lopes, Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, o sucesso na procura da vacinação em drive thru, deve-se ao momento do enfrentamento à pandemia. Apesar de a vacina não ser contra o Coronavírus, a coordenadora lembrou que a ação evita aglomeração nas UBS e proporciona mais conforto aos idosos. Ela também lembrou da importância da campanha nacional contra a gripe.
“Essa vacina é contra influenza, conhecida popularmente como gripe e abrange vários vírus, entre eles o H1N1. É importante dizer que a vacina diminui o risco de gripes e casos respiratórios mais graves. Desde já, deixo o convite aos idosos parnamirinenses que ainda não se vacinaram, a comparecerem também na próxima quinta-feira (9), a partir das 8h, onde teremos mais uma ação em drive thru aqui na Cohabinal”, disse Thulianne Lopes.
O esquema de vacinação em drive-thru foi voltado aos idosos que foram até a Avenida Castor Vieira Régis, ao lado do Caminhódromo, de carro, sem que fosse necessário descer do veículo. Ao todo, seis profissionais da saúde participaram da ação. Agentes da Guarda Municipal e do trânsito também estiveram no local auxiliando na segurança e tráfego.
Dona Maria das Dores, de 62 anos, não perdeu tempo e chegou cedinho. Primeira na fila, ela falou satisfeita sobre o serviço. “Muito boa a ação, onde não precisamos estar em aglomeração nos postos de saúde. É bem mais confortável, principalmente para nós, idosos”, disse a senhora, que agradeceu e desejou um bom dia de trabalhos aos profissionais envolvidos na vacinação em drive thru.
A campanha nacional de vacinação contra a gripe teve início no dia 23 de março. É importante destacar que as doses das vacinas não são para o combate ao Coronavírus, e sim a outros vírus gripais que já circulam em todo o território brasileiro. A primeira fase segue até o próximo dia 15 de abril.