Redação,Via Certa
A Sesap informa que de acordo com os protocolos do Ministério da Saúde compete à Anvisa agir na fiscalização dos aeroportos, bem como somente o Governo Federal pode intervir no controle dos voos.
O Governo do RN tem grande preocupação como fluxo de transporte internacional de passageiros e solicitou aos órgãos competentes, Anac e Anvisa, a suspensão de todos os voos internacionais com destino ao Rio Grande do Norte, considerando a impossibilidade de fiscalização individualizada de passageiros.
De acordo com o Plano de Contingência para Emergência em Saúde Pública de Interesse Internacional do Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante – PCESPII a Anvisa comanda o processo de atendimento aos passageiros juntamente com o Serviço Médico de Emergência (SME). Em caso de suspeita de doença infectocontagiosa: comunica ao Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) Municipal e Estadual, aciona o SAMU, orienta a ação de cada membro da equipe no aeroporto, cadastra e orienta todos os passageiros, fiscaliza a limpeza e desinfecção da aeronave e do local de cadastramento dos passageiros.