Redação,Via Certa
O uso compartilhado do capacete pelos passageiros do novo serviço é grave fator de risco para a disseminação da covid-19. Isso porque é obrigatório o uso do capacete com a viseira fechada, de acordo com o artigo 244 do CTB Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Com isso, o compartilhamento do capacete e a falta de ventilação podem ser complicadores na transmissão do novo coronavírus.
Para especialistas de trânsito além do problema do novo coronavírus, o serviço pode aumentar o número de acidente com motociclistas.
Em Parnamirim e Macaíba o serviço é regulamentado pelas prefeituras em São Gonçalo do Amarante o serviço não tem nenhuma regulamentação.
Resta aos serviços municipais tomarem medidas urgentes, já que o usuário do serviço, neste momento de pandemia corre dois riscos; o contágio pelo covid-19 ao compartilhar o capacete e mesmo sem o uso dele já que numa moto o garupa anda muito próximo do piloto e o outro perigo é o de não usar o capacete onde qualquer acidente tem o risco de sequelas graves e até mortes.