Redação,Via Certa
A Lexus prometeu e cumpriu, mas com certo grau de decepção, a chegada do seu primeiro carro elétrico. O que todo mundo esperava que fosse ser um carro inédito, na verdade é uma versão elétrica do SUV UX.
O UX 300e foi apresentado no Salão do Automóvel de Guangzhou, na China. O modelo da marca de luxo da Toyota é o início de uma proposta de eletrificação mais pesada, além dos híbridos, tradicional reduto do Grupo Toyota.
LEXUS/DIVULGAÇÃO
O UX 300e chega cerca de um ano após o lançamento do UX a combustão/híbrido. A versão elétrica traz um motor síncrono que rende 204 cv e está localizado no eixo dianteiro. A bateria de íons de lítio é de 54,3 kWh e proporciona um alcance de 400 km com uma carga. Ela fica localizada no assoalho do veículo, o que ajuda a reduzir o centro de gravidade.
Como o peso das baterias é maior, a Lexus fez reforços e também colocou novos amortecedores, calibrados especificamente para a versão elétrica, que tendem a manter a qualidade da dirigibilidade, segundo a Lexus.