Redação,Via Certa
O portal G1 noticiou que o Governo Federal analisa a liberação temporária dos slots (autorização para pousos e decolagens) da Avianca Brasil nos aeroportos e rotas que a empresa deixou de operar. A medida visa minimizar os impactos dos milhares de voos cancelados pela empresa após a devolução de 28 aeronaves (10 nas últimas semanas e 18 nesta semana).
A situação se agravou bastante após o feriado da Páscoa – veja a lista atualizada de voos cancelados. Milhares de passageiros estão sendo prejudicados e a Avianca Brasil não está conseguindo prestar assistência para todos os clientes. Com a queda abrupta na quantidade de voos, os preços em determinadas rotas subiram rapidamente, sendo que já está difícil encontrar vagas para os próximos dias em alguns casos.
O Governo ainda não liberou detalhes sobre essa medida. A expetativa é que Azul, GOL e Latam sejam autorizadas a operar voos utilizando os slots abandonados pela Avianca, até que a Anac faça a redistribuição formal dos mesmos. Além disso, integrantes da equipe econômica estudam uma articulação no Senado para aprovação do projeto que libera 100% de capital estrangeiro nas companhias aéreas, já aprovado pela Câmara.
O leilão dos ativos está agendado para o próximo dia 7 de maio, mas há dúvidas quanto à sua viabilidade completa, já que restaram apenas sete aeronaves para a Avianca Brasil, seis delas em condições operacionais e uma em manutenção, obrigando a empresa a abandonar vários slots que seriam leiloados.
Com informações do G1.