A próxima edição do Salão Rétromobile será realizada entre 7 e 11 de fevereiro, em Paris, na França. A Citroën vai aproveitar o evento para celebrar os 50 anos do modelo Méhari e o 70º aniversário do 2CV, que será representado no local por um protótipo oriundo do projeto ‘TPV’, de 1939, encontrado após a Segunda Guerra Mundial.
70 anos de 2CV
Salão de Paris 1948. O Citroën 2CV é apresentado ao presidente da República, Vincent Auriol, deixando a multidão boquiaberta. Enquanto alguns zombam de sua silhueta singular, outros veem nele todas as qualidades que ainda faltam em muitos modelos: simplicidade, leveza, agilidade, conforto e versatilidade.
O 2CV chamou a atenção do público por ter uma série de tecnologias engenhosas para a época, como tração dianteira, suspensão flexível com amplo movimento, motor de dois cilindros refrigerado a ar. Sua carreira durou 42 anos, com mais de 5,1 milhões de unidades vendidas (incluindo os furgões) até 1990. Ainda hoje, o carro continua sendo um ícone da história automotiva e é a paixão de muitos colecionadores no mundo todo.
TPV, o antepassado do 2CV (1939)
Precursor do 2CV, o projeto TPV (Très Petite Voiture) nasceu em 1936. Seu objetivo era tornar o automóvel um produto comum, útil para o trabalho do mundo agrícola e acessível às classes populares, em uma época em que o automóvel ainda era considerado um objeto de luxo. O carro pesava 370 kg vazio e tinha apenas um farol, já que a legislação da época não obrigava a ter dois.
Em 1939, cerca de 250 modelos pré-série estavam prontos para o Salão do Automóvel de Paris. Entretanto, o evento acabou sendo cancelado por causa da declaração de guerra. Os veículos foram deliberadamente destruídos ou escondidos. Somente quatro sobreviveram até hoje, incluindo o modelo restaurado e exposto no Rétromobile. Os outros três foram encontrados em 1994, no sótão de uma fazenda no Centro de Testes da Citroën em La Ferté-Vidame, na França.