Redação,Via Certa
Existem muitas causas que podem ser apontadas quando um carro não pega. Problemas na bateria e combustível adulterado são apenas alguns dos motivos.
______________________________________________________
Quando o carro não pega, a primeira reação é a de incredulidade. Por mais que a manutenção esteja em dia, não se pode esperar que um dia, ao dar a partida, o carro simplesmente se recuse a ligar, certo?
Para que você não entre em pânico ou pelo menos saiba por onde começar um diagnóstico de um possível problema, destacamos algumas causas para o carro não pegar. Veja como pode ser até simples resolver, dependendo do que acontece ao girar a chave.
Motor de arranque gira, mas não dá partida
Esse é um problema mecânico que pode ter diversas causas. Dependendo do modelo do carro e do fabricante, a origem pode estar na bateria, relê ou até em algum componente eletrônico, se o carro for mais moderno.
Mas no geral, quando o motor de arranque gira sem que aconteça a partida, é comum que haja algum problema na bomba de combustível. Entretanto, não basta saber que esse importante componente está com defeito. Só uma investigação minuciosa, feita por um profissional, poderá dizer exatamente o que pode estar causando o problema.
Há casos, por exemplo, em que o conector da bomba de combustível simplesmente derrete, o que só pode ser resolvido com uma nova conexão, feita por intermédio de um plugue.
Por outro lado, em carros com tecnologia mais avançada, combustível de má qualidade pode também fazer com que a partida não aconteça. Combustível ruim pode danificar a bomba, velas, bicos injetores e até a sonda lambda. Esta peça é responsável por informar o módulo de injeção sobre a proporção certa de ar e combustível.
Portanto, como se pode perceber, há muitas causas possíveis para um motor de arranque que gira, mas não dá a partida. Quanto mais componentes eletrônicos o carro tiver, mais indicada é a imediata intervenção de um profissional.
Motor de arranque não dá sinal
Já no caso de problema no motor de arranque, a detecção é um pouco menos complicada. A função do motor de arranque é imprimir força para vencer a inércia do motor principal. O motor de arranque deve ser utilizado por poucos segundos. Sendo assim, em condições normais, é um componente que dura muito tempo.
Quando o carro não pega em função de problema nessa peça, o pior que se pode fazer é insistir em dar a partida. Normalmente, uma partida não deve durar mais de dez segundos. Qualquer coisa acima disso é um claro indício de que há algum problema no arranque, portanto, o ideal é contar com apoio especializado,
Ignição não funciona
Quando a ignição simplesmente não funciona, temos um quadro que também pode ter causas diversas. A bateria pode ser uma delas. Uma verificação em seu estado geral pode revelar sinais de corrosão, que se acumulam nos pólos conectores. Se for esse o caso, uma limpeza com bicarbonato de sódio pode resolver.
Outro problema relacionado à bateria pode ser a falta de carga. Para confirmar, faça a medição de carga com um amperímetro. A tensão normal é de 12,6V, podendo variar entre 13,8V e 14,4V. Na dúvida, uma consulta ao manual pode ser esclarecedora.
Outra possível causa de ignição que não funciona é a própria chave. Se ao deixá-la na primeira posição as luzes indicativas no painel não acendem, trata-se de algum defeito na chave.
Além disso, se ao girar completamente a chave as luzes do painel não se apagam, também indicam que a chave tem algum problema e deverá ser substituída.
Também é possível, em alguns casos, que o problema esteja nos fusíveis. Embora sejam poucos os modelos que contam com fusível vinculado à partida, um problema desse tipo é muito simples de se resolver. Basta a troca do respectivo fusível na caixa correspondente e a partida voltará a acontecer.
Carro não pega: outros motivos
Como se pode perceber, quando o carro não pega, a variedade de razões para isso acontecer é grande. Há, além das já citadas, a possibilidade de defeito no distribuidor. Esse componente é responsável por transferir corrente elétrica da bobina para as velas. Portanto, ele é parte do sistema de ignição, e deve ser verificado caso a partida não seja dada ao girar a chave.
A bobina de ignição também poderá estar com problemas. Assim como a bateria, para confirmar se está funcionando, deve-se usar um multímetro para aferir sua impedância.
Por fim, uma outra possibilidade é que o cabo da bobina esteja defeituoso. Se estiver danificado de alguma forma, a partida do carro pode ser impedida. Confirmado esse problema, a troca do cabo pode ser a solução.