Redação,Via Certa
Saiba o que fazer em caso de corrosão na bateria do carro, problema na parte elétrica que pode causar falhas na partida do veículo e pane.
______________________________________________________
Corrosão na bateria do carro é um problema que afeta diretamente o funcionamento de toda a parte elétrica do veículo. A bateria é o componente responsável por manter ativas luzes, peças eletrônicas, alarmes e tudo que for movido a eletricidade.
Trata-se de um conjunto relativamente sensível, que pode apresentar alterações na sua composição. Isso caso seja exposto a elementos reagentes, temperaturas elevadas ou não passe pela manutenção devida.
Está percebendo esse problema na bateria do seu carro? Acompanhe o artigo até o final, e saiba como recuperar uma bateria corroída.
Corrosão na bateria do carro: interna ou externa
Antes de falar sobre o processo de corrosão da bateria do carro, vamos entender um pouco sobre os componentes que formam uma bateria automotiva. Trata-se de um conjunto de placas de chumbo e óxido de chumbo, dispostas no interior de uma caixa e embebidas em ácido sulfúrico. Por isso que as baterias de carro são também conhecidas como baterias chumbo/ácido.
Como se fossem pilhas paralelamente ligadas, essas placas, num total de seis, formam uma corrente que fornece 12V de energia. Essa voltagem pode variar, mas nunca menos do que esse padrão. Portanto, dentro e fora de uma bateria acontecem reações eletroquímicas. Quando sofrem algum tipo de intervenção, podem desencadear processos corrosivos.
Corrosão externa
Externamente, a corrosão na bateria do carro é normalmente percebida nos seus terminais. Toda bateria se liga aos outros sistemas de um veículo por cabos que saem de suas extremidades.
Quando ocorre vazamento do ácido da bateria e ele entra em contato nos seus conectores, forma-se um material em forma de pó compacto chamado zinabre. O zinabre, que assume coloração esverdeada, é um tipo de resultado da oxidação. Tudo começa no vazamento de ácido que fica dentro da bateria. Suas causas principais são as folgas entre o pólo e a bucha (anel em que o cabo se conecta).
De consistência parecida com a de sabão em pó, o zinabre age como um obstáculo à passagem da eletricidade. Sua remoção é relativamente simples. Utilize uma escova pequena, que pode até ser de dentes, e uma solução de 200 ml de água com uma colher de sopa de bicarbonato de sódio.
Use a escova (ou pincel) para espalhar a solução apenas na área contaminada. Aguarde até que se forme uma espuma. Só então, jogue água na área a ser recuperada e em seguida seque-a com um pano.
Tenha bastante cuidado para que nem o zinabre nem a solução façam contato com outras partes do motor ou da lataria. Proteja a pele e os olhos, de maneira a evitar qualquer tipo de contaminação. Se tocar nas roupas, o prejuízo é certo, logo, é bom estar vestido com algum tipo de material impermeável.
Corrosão interna
As grades dentro da bateria, no caso as placas positivas, também podem sofrer corrosão. As causas geralmente estão ligadas ao tempo de uso, em que se acumulam sucessivas sobrecargas. Essas cargas acima da capacidade normal de absorção da bateria geram aumento na temperatura, que podem acelerar o processo de corrosão.
Os sintomas apresentados por uma bateria nesse estado são:
presença de massa sólida no fundo do monobloco da bateria;
eletrólito (parte líquida) assume coloração amarronzada;
a partida do carro torna-se mais difícil
Quando acontece esse tipo de corrosão, deve-se ter extremo cuidado, para que o ácido não extravase e toque outros componentes do carro. Não é comum ocorrer esse tipo de problema, já que as baterias modernas são seladas, dispensando manutenção.
Em caso de corrosão na bateria do carro em seu interior, o mais seguro é providenciar o mais rápido possível sua substituição. Um profissional especialista em parte elétrica poderá executar o serviço de forma segura. Se você preferir fazer a troca em casa, tome cuidado para, ao retirar os cabos da bateria, não tocar nos dois ao mesmo tempo. Retire primeiro o negativo, e depois de limpar os polos com palha de aço, recoloque os cabos na ordem inversa de retirada.
Não se esqueça de que o descarte de baterias usadas deve ser feito em locais apropriados. Há oficinas mecânicas que disponibilizam pontos de coleta exclusivamente destinados para pilhas, baterias e baterias chumbo/ácido.
Preciso urgente de uma bateria. Obrigada
ResponderExcluirJusto o que procurava sobre bateria para carro. Muito obrigada!
ResponderExcluir