Após um mês de intensas atividades, a Prefeitura de Natal, por meio do projeto Vida no Trânsito, coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Núcleo de Doenças e Agravos Não Transmissíveis do Departamento de Vigilância em Saúde (DANTS-DVS), em parceria com a STTU, Detran-RN, Ministério Público e outros parceiros, encerrou na tarde desta terça-feira (31) as ações de prevenção a acidentes de trânsito, referente ao Maio Amarelo. Foram fixadas 71 cruzes no carteiro central da Avenida Engenheiro Freire, simbolizando o número de vítimas de acidentes de trânsito em Natal no ano passado.
A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Juliana Araújo, explicou que a avenida Roberto Freire foi escolhida pelo intenso fluxo de veículos, como forma de chamar a atenção para a responsabilidade que o condutor tem na redução dos casos de acidente de trânsito, por meio de um trânsito seguro.
“O objetivo é de alertar a população sobre a segurança no trânsito, com ênfase na prevenção de acidentes nas vias de tráfego veicular e avaliação de comportamento dos motoristas. Queremos chamar a atenção para a segurança e mobilizar a sociedade no sentido de reduzir os acidentes”, destacou a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde de Natal, Juliana Araújo.
As ações do Maio Amarelo, foram executadas pela Comissão Intersetorial de Segurança no Trânsito do Projeto Vida no Trânsito. “O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes no trânsito e tem como objetivo colocar em pauta para a sociedade o tema trânsito, estimulando a participação da população, empresas, o poder público, entidades e associações em ações voltadas para segurança no trânsito", explicou.
O Projeto Vida no Trânsito é composto por representantes da SMS, da Secretaria Estadual de Saúde Pública (SESAP), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), da Secretaria Municipal de Educação (SME), Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), Secretaria Municipal de Planejamento (SEMPLA), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Comando de Polícia Rodoviária Estadual (CPRE), Departamento de Trânsito do Rio Grande do Norte (DETRAN), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Instituto Técnico-científico de Polícia (ITEP).
A marca que simboliza o movimento, o laço na cor amarela, segue a mesma proposta de conscientização já idealizada e bem sucedida, adotada pelos movimentos de conscientização no combate ao câncer de mama, ao de próstata e as campanhas de conscientização contra o vírus HIV.
Tags
NOTÍCIAS