Dia 19 de Abril – Dia Mundial da Bicicleta


Celebrado no dia 19 de abril, o Dia Mundial da Bicicleta deve a celebração a um experimento científico. O químico Albert Hofmann (1906 – 2008) foi o primeiro cientista a sintetizar, ingerir e entender os efeitos psicodélicos do LSD.

Em 1938, Hofmann conseguiu sintetizar o LSD-25. A intenção era obter um estimulante circulatório e respiratório. Em 16 de abril de 1943, Hofmann decidiu avaliar novamente o material que ficara esquecido. Enquanto trabalhava com o LSD, ele acidentalmente absorveu uma pequena quantidade através de seus dedos e, sem querer, descobriu seus efeitos poderosos.

Três dias depois, em 19 de abril de 1943, o químico realizou um autoexperimento para determinar os efeitos do LSD e intencionalmente ingeriu 250 microgramas da substância, uma quantidade que ele previu ser uma dose limite (para efeito de comparação, hoje uma dose limite real é de 20 microgramas!).

Menos de uma hora depois, Hofmann experimentou alterações súbitas e intensas na percepção. Com receio de que tivesse se envenenado, ele então pediu a seu assistente de laboratório que o acompanhasse até em casa.

O uso de veículos estava proibido devido às restrições da 2ª Guerra Mundial e fizeram a viagem de bicicleta. No trajeto, a condição do cientista se deteriorou rapidamente enquanto ele lutava com sentimentos de ansiedade, alternadamente acreditando que o vizinho do lado era uma bruxa malévola e que ele estava ficando louco...

Desde então, 19 de abril é celebrado como Dia Mundial da Bicicleta.

Hofmann morreu de causas naturais em 29 de abril de 2008 aos 102 anos de idade. Com mais de 100 artigos científicos publicados, o cientista contou em seu livro “LSD: My Problem Child” ("LSD: meu filho problemático", em tradução livre) a experiência de pedalar sob efeitos de LSD!

Em 2007, os italianos Lorenzo Veracini, Nandini Nambiar e Marco Avoletta produziram um curta chamado “A bicyle trip” como trabalho de conclusão do curso no Centro Sperimentale di Cinematografia. No filme, é possível acompanhar um pouco do que pode ter sido a viagem vivida por Hofman naquele dia. O Dia Mundial da Bicicleta. 

O “celerífero”, construído pelo Conde De Siorac, é considerado o ANCESTRAL da bicicleta. Este "transporte" apareceu em França por volta de 1790. Era pesadíssimo, feito todo de madeira. O “celerífero” era apena a junção de duas rodas unidas por uma peça de madeira com o qual, apoiando os pés no chão, podia-se avançar celeremente, mas ainda caminhando... Esta novidade espantosa foi considerada, naquele tempo, uma extravagância e, mesmo despertando a curiosidade dos passantes, foi recebida apenas como uma brincadeira divertida. Na realidade, tratava-se de um meio de locomoção muito incômodo, pois impulsionava-se a engenhoca com os pés e não era possível dirigi-la, já que a roda dianteira era fixa e o conjunto não possuía guidom! Embora em 1680, Stephan Farffler, um alemão construtor de relógios, já houvesse projetado e construído algumas cadeiras de rodas tracionadas por propulsão manual através de manivelas, o certo é que o alemão Barão Karl von Drais é que pode ser considerado o verdadeiro inventor da bicicleta. Em 1817, von Drais incrementou o "celerífero" do Conde de Sivrac, acrescentando um selim e um guidom (tornando-o dirigível). Seu meio de transporte ficou conhecido como "draisiana".- Agências

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade

نموذج الاتصال