A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU), vai inaugurar neste sábado (5) o corredor semi-exclusivo para ônibus urbanos e semi urbanos na Av. Salgado Filho no sentido Centro/região Sul até a altura do Viaduto do 4º Centenário. Com a operacionalização do sistema Salgado Filho, as linhas intermunicipais que usavam a via no retorno aos seus respectivos municípios de origens serão relocadas para Av. Prudente de Morais, onde será criado também um corredor exclusivo para o transporte coletivo. Já os chamados opcionais usarão o corredor Romualdo Galvão com destino ao sentido do Sul da região Metropolitana de Natal.
A expectativa é que os usuários dos transportes coletivos gastarão menos tempo no deslocamento dentro do corredor, além de desafogar o trânsito na via, vez que ônibus e veículos particulares estarão separados. A nova operação das linhas de ônibus intermunicipais prevê seis (06) novos cenários para as linhas intermunicipais:
Cenário 1: Os itinerários para as linhas de ônibus de Barreta, Nísia Floresta, Pirangi, Parnamirim (linhas B e D), São José e todas as linhas da Viação Campos serão realizados na volta pela Av. Presidente Bandeira/Rua São José/Av. Bernardo Vieira e Av. Prudente de Morais, onde os ônibus seguirão seus respectivos itinerários normais a partir do acesso pela Marginal da BR 101.
Cenário 2: Os itinerários das linhas de Nísia Floresta (via São José) e Parnamirim (Linha D, via Tirol) terão operação com volta pela Rua Potengi, com acesso a Av. Prudente de Morais até a altura da Marginal da BR 101, onde seguirão seus respectivos itinerários normais.
Cenário 3: Os ônibus das linhas intermunicipais Macaíba (linha M), Parnamirim (linha E) e Regomuleiro (Linha R) farão retorno pela Av. Prudente de Morais, onde acessarão a Rua Alberto Silva, Av. Senador Salgado Filho, Av. Bernardo Vieira, Rua São João, Rua Alberto Silva, Av. Prudente de Morais, onde acessarão a Marginal da BR 101 e seguirão seus respectivos itinerários normais.
Cenário 4: Já as linhas de Ceará-Mirim, Extremoz, Jardim Petrópolis e Regomuleiro (via Tirol) estarão operando na ida pela Antônio Basílio e retornando pela Av. Prudente de Morais, onde seguirão seus respectivos itinerários normais.
Cenário 5: As linhas de transportes opcionais intermunicipais, com exceção das linhas de Nova Parnamirim e Eucaliptos, terão o acesso à região Sul pela Av. São José, seguindo pela Av. Lima e Silva, Viaduto do 4º Centenário e novamente a Av. São José, onde seguirão para BR 101 pela Av. Prudente de Morais após a conclusão de seus respectivos itinerários na cidade.
Cenário 6: Já as linhas de transportes opcionais semi urbanas (Nova Parnamirim e Eucaliptos) deverão realizar seus itinerários pela Av. Romualdo Galvão.
Com esse novo traçado urbano, o Departamento de Estudos e Projetos da STTU também criará um corredor semi-exclusivo para as linhas de ônibus intermunicipais e urbanas na Av. Prudente de Morais e que cuja sinalização deverá será finalizada nas próximas semanas.
O corredor semi-exclusivo para ônibus não é algo novo em Natal. No ano de 2007, a cidade ganhou um corredor exclusivo para ônibus com a criação do sistema Nova Bernardo Vieira com plataformas de embarque e desembarque de passageiros no centro da via. Outro ponto da cidade que conta com a faixa exclusiva de ônibus é a Av. Rio Branco, no bairro de Cidade Alta.
Os usuários de ônibus assim como os motoristas de ônibus e veículos particulares concordam que a ideia é boa, já que os ônibus não precisam competir com os veículos particulares entre as faixas da via, diminuindo assim o impacto no trânsito e melhorando a qualidade de fluidez e a segurança na via.
Além da divulgação na imprensa e nas redes sócias, será disponibilizado na região efetivo da STTU com agentes e educadores de trânsito para divulgar junto aos usuários e motoristas todos os detalhes sobre as mudanças previstas, esclarecer dúvidas e orientar sobre os novos pontos de paradas das linhas intermunicipais.
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