Em um post só juntamos as respostas para as perguntas mais frequentes dos condutores.
Acompanhe as dicas do Via Certa Natal
O rodízio é a melhor maneira de prolongar a vida útil dos pneus de seu carro. A maioria dos fabricantes recomenda realizar a troca a cada 10 mil quilômetros, e os pneus devem ser trocados de forma diagonal: o pneu dianteiro esquerdo pode ser colocado no lugar do traseiro direito, por exemplo.
Não esqueça de calibrar os pneus periodicamente, seguindo a recomendação do fabricante. Lembre-se, cada veículo tem a sua calibragem ideal para cada tipo de uso.
Ao contrário do que muita gente pensa, ligar e desligar o motor a cada parada gasta mais combustível e pode sobrecarregar a bateria. Desligue o motor apenas se perceber que o veículo não irá se deslocar por vários minutos. Atenção: se você estiver em um túnel e o trânsito parar, desligue o motor para evitar acúmulo de monóxido de carbono.
Vai viajar no final de semana? Tome cuidado com o farol alto, que ofusca o motorista na via de sentido oposto. O indicado é baixar a luz quando outro veículo se aproximar na pista contrária.
Conhece alguém que dirige com o braço para fora do carro? Esta pessoa está cometendo uma infração média e pode ser penalizada com multa, segundo o art. Art. 252 do CTB. No art. 172, também como infração média e sujeito à multa, o ato de jogar lixo para fora do carro é denunciado. E sim! Acredite! Impedir a via pública por falta de gasolina também é infração - média e pode render ao condutor uma multa, conforme o art. 180.
É permitido dirigir sem camisa. Muitos motoristas ficam neste dilema, mas o Código de Trânsito Brasileiro não reza nada a respeito. O CTB diz também, no seu art. 252, que é proibido dirigir usando calçado que não se firme nos pés, então descalço pode. Gestantes também podem continuar no volante, desde que tomem os cuidados necessários e se sintam confortáveis (e a partir dos sete meses o cuidado é redobrado!).
Tags
NOTÍCIAS