Dia 27 de julho é comemorado o Dia do Motociclista. Para marcar a data a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, preparou uma programação especial.
Os eventos acontecem na quinta e sexta-feira (dias 24 e 25), respectivamente. Na quinta-feira, às 8h, na Av. João Medeiros Filho, na altura da Potiguar Honda, acontece café da manhã, comando de saúde e blitz educativa; Na sexta-feira, às 8h, a ação será na Av. Salgado Filho, na altura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).
“A idéia principal é promover uma campanha focada em segurança e conscientização no trânsito, aproveitando a celebração da data para incentivarmos uma postura mais responsável e segura,” destaca a secretária da SEMOB, Elequicina Santos. As duas ações contam com a parceria do Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), DETRAN-RN, SAMU e a ONG Trânsito Consciente.
Além das ações de rua, o prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, sancionou na última sexta-feira (18) no Diário Oficial do Município (DOM) projeto de lei de autoria do vereador Felipe Alves (PMDB) e Hugo Manso (PT) que pretende disciplinar o uso de veículos ciclomotores de até cinqüenta cilindradas (motos cinquentinhas) em Natal. Com a sanção, os proprietários desses veículos ficam obrigados a realizarem o registro e Licenciamento dos ciclomotores, além do uso de capacete para condutores e passageiros.
A SEMOB já informou que irá fazer um convênio com o Detran-RN para que o órgão estadual execute esses serviços. A Lei determina ainda que a partir de 17 de outubro, quando entra em vigor a legislação, os proprietários das “cinquentinhas” que circulam por Natal terão 18 meses para fazer o licenciamento de seus veículos.
O uso responsável das chamadas cinquentinhas vai trazer avanços importantes nas áreas de mobilidade urbana, saúde e segurança pública. Com essa ordenação a tendência é que diminuam os acidentes envolvendo os condutores das motos e conseqüentemente os atendimentos na rede pública de saúde. Além disso, o registro vai inibir a ação de criminosos que utilizam as motos para praticarem diversos delitos na cidade.
Tags
NOTÍCIAS