Na época de frio, a qualidade do ar tende a piorar e, para não tornar a situação ainda mais crítica, é preciso atenção ao catalisador do veículo. A peça pode transformar mais de 90% dos gases tóxicos em derivados menos poluentes. Como não há como repará-la, em caso de defeito a troca parte de R$ 250.
Obrigatório nos veículos vendidos no Brasil desde 1997, o componente reduz as emissões provenientes da queima de combustível no motor.
A durabilidade do catalisador vai de 80 mil a 120 mil km. Mas fatores externos, como acidentes de trânsito ou descuido ao passar por lombadas e valetas, podem danificá-lo e reduzir o prazo para troca. O preço da peça varia conforme o modelo e ano de fabricação do carro, além do “tamanho” do motor.
A substituição do catalisador de um hatch compacto com motor 1.0 varia entre R$ 250 a R$ 350, incluindo a instalação.
Esse valor é para um Volkswagen Gol 92, por exemplo. Já para uma versão 2009, que teve alterada o projeto mecânico, o preço fica entre R$ 600 e R$ 700 .
Para modelos mais sofisticados e novos, como um Ford Focus 2011, por exemplo, varia de R$ 1.300 a R$ 1.500 em oficinas independentes. Em concessionárias, o valor pode chegar a R$ 3 mil.
H á um catalisador, que, pode ser adaptado em diversos modelos – desde que fique na parte de trás do veículo. Custa cerca de R$ 350 para carros 1.0, R$ 400 para os 1.6 e R$ 480 para os 2.0.
O principal indício de problemas no catalisador é a perda de potência. Combustível adulterado provoca a ineficiência da reação química que faz a catálise, o que afeta o rendimento.
A cor da fumaça que sai pelo escapamento não está relacionada a defeitos na peça. Nesse caso, indica que há algo de errado com o motor.
SAIBA MAIS
O catalisador tem carcaça de aço que envolve uma colmeia revestida de platina, ródio e paládio, metais que reagem quimicamente (catálise). Os gases nocivos gerados pela queima de combustível, como os hidrocarbonetos, monóxido de carbono e óxido de nitrogênio, são transformados em menos poluentes. O resultado são vapor d’água, nitrogênio e gás carbônico.
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