Na última semana, o Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (Ipem-RN) realizou a verificação inicial de cinco novos medidores de velocidade instalados em diferentes vias da capital potiguar e municípios da região metropolitana.
Os instrumentos têm a função de tornar as ruas e avenidas mais seguras tanto para condutores quanto para pedestres, ao delimitar o limite máximo de velocidade que poderá ser atingido pelo veículo no local determinado.
Os técnicos do Ipem examinaram o funcionamento dos medidores de velocidade localizados na Avenida Hermes da Fonseca, em frente à 95FM; na Ponte Newton Navarro, sentido Redinha; na Avenida Felizardo Moura, ambos os sentidos, na altura da Compal; na BR 101 em Parnamirim, logo abaixo à primeira passarela para quem vem de João Pessoa; e na saída de Ceará-Mirim, sentido João Câmara. O auxiliar técnico do Ipem, Thiago Soares, explica que, embora os aparelhos tenham sido aprovados, ainda não estão em funcionamento. “Isso depende agora dos órgãos responsáveis pelo gerenciamento dos instrumentos. O que cabe ao Ipem, enquanto órgão delegado do Inmetro, é essa verificação inicial para garantir que o radar esteja funcionando corretamente e fazendo as medições de forma precisa, para que ninguém seja prejudicado”, comenta. Além da verificação inicial, é obrigatória a avaliação anual de todos os medidores de velocidade, que recebem um lacre após a inspeção. O aviso sobre a presença do radar no local não é de responsabilidade do Ipem-RN; no entanto, é obrigatório.
Tags
NOTÍCIAS